4 - MUNDOS PARALELOS IV – O Mundo de Nêmesis
- Antônio Tupinambá
- 11 de set. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de nov. de 2025
ANTONIO TUPINAMBÁ
AAML, Cad 40-EM
11/09/2025
A senhora Nêmesis participou de um projeto de Arteterapia, desenvolvido por sua psicóloga em parceria com um artista plástico. O objetivo era estimular o protagonismo de pessoas com transtornos mentais graves. Inicialmente, as criações da senhora Nêmesis, que incluíam desenhos, pinturas e artesanatos em madeira e outros materiais, apresentavam ambientes calmos e floridos, com muitas cores. Isso refletia um estado de espírito mais sereno e controlado, apesar de sua aparente inquietação.
No entanto, em uma fase posterior do projeto, houve uma mudança significativa em suas criações. A senhora Nêmesis desenhou um vulcão. Posteriormente, foi chamada para estar com a psicóloga para avaliação daquela variação.
Em consulta, a psicóloga questionou a mudança nos desenhos de Nêmesis, que passou de atmosferas calmas e florais para um vulcão. Nêmesis explicou que não estava mais conseguindo reprimir seus sentimentos agressivos relacionados ao transtorno (alucinações e delírios), que dificultavam sua vida diária e contato social. Salientou que o vulcão a representava verdadeiramente. Daí, em diante, seus desenhos passaram a refletir seu estado de espírito verdadeiro, mostrando uma mudança significativa em sua expressão artística.
A arteterapia permitiu que a senhora Nêmesis expressasse seus sentimentos e pensamentos de forma criativa, revelando sua luta interna e a dificuldade em lidar com os sintomas de seu transtorno.
Com a permissão dela, e até mesmo para uma possível venda de parte de sua produção artística (os interessados poderão entrar em contato por aqui), publico a seguir o resultado de algumas dessas terapias ocupacionais, com os comentários da psicóloga que de forma humanitária a vem acompanhando,
De acordo com o relato da cliente, as obras foram criadas de forma espontânea e sem planejamento prévio. Elas refletem a luta interna que ela vivencia ao tentar conter seus impulsos agressivos, contrastando com o mundo idealizado que ela apresenta: um ambiente florido e tranquilo, mas também solitário. No entanto, quando ela se sente esgotada e sem forças para controlar e esconder seus sentimentos, sua expressão artística muda drasticamente, revelando-a como um vulcão em erupção, lançando seus tormentos na atmosfera. Essa mudança reflete a intensidade de suas emoções e a dificuldade em lidar com seus sentimentos.
Quadros Originais – Peças únicas.
Pintura Acrílica sobre Tela

Quadro 1 – À Beira-Mar
Tamanho: 69,5 x 0,44cm

Quadro 2
Tamanho: 79 x 46cm

Quadro 3
Tamanho: 35 x 27cm

Quadro 4 - Barquinho
Tamanho: 20 x 39,5cm

Quadro 5
Tamanho: 35 x 27cm

Quadro 6
Tamanho: 62 x 31cm

Quadro 7 - Vulcão
Tamanho: 72 x 56cm
***

Comentários