top of page

EU VI A LUZ

  • Foto do escritor: Antônio Tupinambá
    Antônio Tupinambá
  • 26 de nov. de 2025
  • 2 min de leitura

Atualizado: 27 de nov. de 2025

"O trabalho maçônico é puramente um trabalho de amor. Aquele que busca salário maçônico em ouro e prata ficará desapontado."

- Benjamin Franklin -

 

 

“Novae sed antiquae.”

 (Lema do Grande Oriente do Brasil)

 

 

Hoje completam-se 11 anos de uma jornada que, posso dizer, começou ainda na adolescência: fui iniciado no Grande Oriente do Brasil, AREDMLS UNIFICAÇÃO MAÇONICA n. 1125. Mas, se fazem apenas 11 anos, como isso começou na adolescência? O amor ao conhecimento foi desde cedo alimentado, com boas leituras na infância e, na adolescência, me deparo com a história da Maçonaria, aquela instituição misteriosa que no passado fez tanta diferença nos rumos do mundo e de nossa pátria. A partir dos 15 anos, li sem parar e pesquisei tudo o que era possível para um ‘profano’, não me contentando nunca com os achismos que ainda ecoavam dentro do templo religioso que eu frequentava.

 

Desejei ardentemente entrar para a augusta instituição, mas sabia que a vontade não bastaria: teria que ser convidado... e esperei pacientemente, pesquisando sempre... até que o grande dia chegou: após todos os tramites e sendo aprovado, fui iniciado no dia 26 de novembro de 2014. Um novo mundo se abriu, uma grande família vislumbrei, com todas as delícias e dores que as famílias têm, mas com muito mais alegrias, irmandade e amizade, tudo o que eu acreditara existir ali. Sou muito feliz com isso!

 

Hoje, mais de uma década depois, embora não tão assíduo devido aos trabalhos, continuo tendo e ganhando novos amigos e irmãos, na certeza (de) que em qualquer parte do mundo não estarei sozinho. A luz que enxerguei no dia da iniciação não foi uma luz de negação da fé, muito menos de rituais macabros: a luz que vi foi o acolhimento do que eu já tinha com o acréscimo de verdades ainda mais profundas; foi a luz da liberdade de pensamento, com respeito, disciplina e ordem; foi a luz que o Deus Criador, nosso Grande Arquiteto presenteou os homens; foi a luz do progresso a cada passo rumo à perfeição. A luz que vem da antiguidade, passando pelos mistérios do Egito, das Cruzadas e das caravelas.

 

Antes de ver a Acácia e antes de vislumbrar a Estrela que nos ilumina, EU VI A LUZ!




Moisés Rodrigues ∴

@reflexoes_dopianista

quarta-feira, 26 de novembro de 2025

 

Comentários


  • Facebook B&W
  • Branca Ícone Instagram
bottom of page